pelo Coletivo Magistas pela Liberdade
No dia 31 de janeiro ficou oficializada a saída do Reino Unido da União Europeia. Esse processo, apelidado pelos meios de comunicação de "Brexit" (das palavras "British", britânico, mais "exit", saída), foi ratificado pelo referendo de junho de 2016 e marca uma nova etapa para o continente europeu.
Nós entendemos que o "Brexit" tem caráter reacionário, por representar anseios nacionalistas, populistas e xenófobos. O isolamento do Reino Unido será péssimos para os trabalhadores imigrantes, que serão mais "estrangeiros" do que nunca, e para as nações celtas que se encontram sob domínio inglês -Irlanda do Norte, Escócia, Gales, Cornualha-, que dentre outras coisas perderão os benefícios dos programas de fomento cultural e econômico garantidos pela União Europeia.
Ao invés do nacionalismo de extrema-direita, isolacionista, excludente, capitalista, nós dos Magistas pela Liberdade defendemos a integração e colaboração entre os diversos países, povos e nações, em bases socialistas e fraternas, rumo à comunidade humana universal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário